Planejamento empresarial
Para alcançar os objetivos e o sucesso da sua Marcenaria, é crucial que seja estabelecido um planejamento empresarial. Como você chegará a um lugar se não souber exatamente que lugar é esse e o que deve fazer para chegar lá? Sem saber que etapas deve cumprir? Em quais prazos? O primeiro passo é sempre fazer o planejamento das suas estratégias, e não fazer aquilo que acredita dar mais resultado.
BUSQUE INFORMAÇÕES
Levante uma pesquisa sobre todas as áreas e processos da Marcenaria. Busque informações sobre a gestão financeira, sobre os clientes, os colaboradores, os fornecedores, a produção, o mercado, a concorrência... tudo! Quando tiver em mãos os status de todas as áreas, terá em mãos também todas as falhas, objetivos, boas práticas e oportunidades.
NÃO ESQUEÇA
Você deve ter metas e filtrar aquelas que são realmente relevantes, ou seja, separar as que realmente entregam valor, e aquelas que, apesar de importantes, tirarão o foco do real objetivo. Coloque metas para todas as áreas, isso faz com que a equipe evolua como um todo e que os colaboradores se sintam estimulados, além disso, invista na capacitação do seu time. Não esqueça de colocar indicadores para cada meta criada, sem eles não será possível avaliar se houve evolução.
COMO DEFINIR
Observe as necessidades da sua empresa, seus recursos, o mercado como um todo e seus concorrentes. Com base nisso, você poderá definir quais são os seus grandes objetivos para se tornar uma referência do ramo. Caso suas metas não estejam sendo alcançadas mesmo com todo o planejamento, é necessário avaliar: capacidade da equipe; problemas externos (por exemplo, isolamento); motivação (a sua equipe está sendo estimulada a ter garra para alcançar os objetivos?); concorrência (o que seu concorrente está fazendo de diferente?); tecnologia (você tem os recursos necessários para a qualidade que deseja?)
DIVIDA AS ÁREAS
Para que todos os colaboradores possam se dedicar com eficiência na execução do seu serviço, eles precisam estar focados. Por isso, desempenhar funções que não sejam da área dele, além de prejudicar o serviço que ele está fazendo por não se dedicar totalmente, a função não será desempenhada como deveria, já que ele não tem domínio e fará sem conhecimento e foco.
EM RESUMO
Reúna informações e histórico da empresa; Analise quem são seus principais concorrentes; Verifique quais são as mudanças do seu setor; Determine quais sãos os principais objetivos para este ano e como você irá medir os resultados; Divida as tarefas entre os departamentos e entre os colaboradores; Faça ações de sustentação do time; Faça o fechamento do ano e analise tudo que foi feito para um novo planejamento.
Fonte: EMobile
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