Você sabe a diferença entre o MDF pinus e o MDF Eucalipto? Separamos aqui algumas das características e um pouco do processo da produção de cada um, confira:
Processo de produção do MDF
A produção do MDF se dá a partir de fibras selecionadas da madeira de pinus ou eucalipto. As fibras são unidas com a ajuda de uma resina, por meio de um processo industrial que envolve bastante pressão e calor, garantindo painéis com boa resistência e homogeneidade. O processo também ajuda a diminuir bastante variações de tamanho e espessura.
Porém, independentemente da matéria-prima utilizada – pinus ou eucalipto –, o MDF é fabricado a partir de madeira reflorestada. Por esse motivo, possui baixo impacto ambiental, auxiliando na manutenção do ecossistema.
Por que é um bom material?
Em termos mercadológicos, o MDF possibilita maior criatividade para a criação do design das peças, ele é mais “moldável”, podendo tomar formas redondas e ter contornos. Além disso, no formato tradicional dos painéis, apresenta uma superfície lisa e permite cortes em qualquer sentido.
Mas, qual a diferença entre MDF de Eucalipto e Pinus?
As diferenças começam na floresta. O Pinus leva 15 anos para atingir a idade de corte, enquanto o Eucalipto apenas 7. Além disso, depois do corte, no caso do Pinus tem que ser feito um novo plantio, já no Eucalipto a mesma árvore cortada irá brotar por mais dois ciclos.
Agora, a maior diferença entre o MDF de Pinus e o de Eucalipto são as fibras. O pinus tem a fibra mais longa, é mais leve e possibilita um corte mais macio.
Já o Eucalipto, tem a fibra mais curta, é mais pesado, duro e escuro. Por conta da fibra curta, pode desgastar mais as ferramentas usadas para o manejo da madeira. Entretanto, é mais liso e melhor acabado.
Fonte: https://digital.formobile.com.br/gesto/pinus-ou-eucalipto-qual-melhor-opo-para-produo-de-painis-de-mdf